A importância dos procedimentos, e qual a relação com seus custos.
Falar sobre procedimentos pode parecer algo exclusivo para grandes empresas, mas não é! Na verdade operamos diversos procedimentos todos os dias, por exemplo na hora de dormir e na hora de acordar. Apenas não vemos necessidade de anotar tudo isso, mas esta é outra história.
Por hoje optei por contar sobre o caso do funcionário da piscina em um resort, em SC. Confira!
O funcionário da piscina
O objetivo era simples: organizar as espreguiçadeiras em volta da piscina e colocar os guarda-sóis, mas isso me fez perceber o grande diferencial de quem realmente consegue construir um negócio lucrativo. Vou te explicar.
Estou em um resort em Santa Catarina, o único resort all inclusive do sul do Brasil. São quase 1000 funcionários para atender de 1.000 a 2.000 hóspedes. Chega a ser lindo de ver como tudo funciona.
No primeiro dia que acordei cedo, como de costume, fui até a praia para ver o sol nascer, e lá vi que já tinham muitos funcionários trabalhando para que tudo estivesse perfeitamente organizado para quando os hóspedes começassem a ir para a praia e para as piscinas.
Comecei a reparar como o procedimento era muito bem alinhado, e como cada um sabia exatamente a sua função. Fiz até uma live sobre isso (está salva no meu perfil do Instagram - @fer.fressato).
Mas um funcionário em específico me chamou a atenção: um senhor que arrumava as espreguiçadeiras e colocava os guarda-sóis em volta da piscina.
Parece uma tarefa simples, não é? Mas ele a executava com maestria.
Primeiro organizou todas as espreguiçadeiras, lado a lado, na posição correta. u cheguei, virei uma espreguiçadeira em direção ao sol e fiquei observando como ele trabalhava. Depois ele trouxe todos os suportes dos guarda-sóis (aquele peso que enche com água e faz com que o guarda-sol não caia) e colocou cada uma no seu respectivo lugar.
Depois, ele trouxe os "pauzinhos" dos guarda-sóis, e encaixou todos no suporte. Então ele trouxe os guarda-sóis, quatro por vez, e também os encaixou (mas sem abrir). Após todos encaixados, ele começou a abrir os guarda-sóis em ordem. Todos os seus passos pareciam tão coreografados como uma verdadeira dança da organização.
Ao terminar, ele foi educadamente conversar comigo, pediu para que eu alinhasse a minha espreguiçadeira, pois a passagem deveria ser suficiente para passar uma cadeira de rodas ou um carrinho de bebê.
Nesse momento percebi algo importante: o funcionário não só sabia exatamente o procedimento do seu trabalho, como também sabia o motivo pelo qual estava fazendo aquilo. Ele sabia que as espreguiçadeiras deveriam ficar alinhadas naquela distância específica pois o espaço na frente deveria ser de acessibilidade.

Mas você pode estar se perguntando: "e o que isso tem a ver com o meu negócio?".
Quando temos procedimentos bem definidos, nosso negócio tem muito mais chance de crescer, pois paramos de perder tempo com coisas triviais.
Por exemplo: imagine só se este mesmo funcionário montasse um guarda-sol por vez. Ele teria que buscar UM suporte, colocar no lugar, pegar um guarda-sol completo, encaixá-lo na base, abrir e repetir o processo mais 30 vezes.
O tempo que ele demoraria seria, no mínimo, três vezes maior, e talvez o Resort precisasse contratar mais um funcionário para auxiliá-lo.
A existência de um procedimento bem definido torna o trabalho muito mais eficiente, rápido e lucrativo.
E acredite: você pode aplicar isso no seu negócio mesmo que ainda não tenha nenhum funcionário, e ainda assim tornar seu negócio mais eficiente, rápido e lucrativo.
Toda vez que você for fazer algo no seu negócio pense:
Como eu posso aplicar a teoria do funcionário da piscina?
Tenho certeza que a mudança será radical.
Quer despertar seu potencial como empreendedora?









.jpg)